Você pode se questionar sobre o que fazer depois de criar um perfil no LinkedIn, adicionar o que faz e em quais empresas trabalhou recentemente. O ideal é fazer esse perfil funcionar para você, ao construir uma marca pessoal que dará um impulso na sua carreira e, consequentemente, na sua renda.

A estrategista de conteúdo freelancer Virginia Bautista, que arrecada US$ 3.000 por mês apenas com o LinkedIn, dá dicas para explorar a plataforma de forma eficiente.

Veja, a seguir, 9 passos para construir uma marca pessoal poderosa no LinkedIn:

1. Estabeleça seus objetivos na plataforma

Reflita sobre o que realmente quer conquistar no LinkedIn e como suas metas se relacionam com a sua carreira e a sua marca pessoal. Escreva seus objetivos, especificando como irá alcançá-los e monitore seu progresso. Suponha, por exemplo, que você deseje aumentar suas conexões em 1.000 pessoas em 12 meses. Simplificando, serão 85 novos contatos por mês. Depois, reflita sobre como vai fazer isso. Saber o que você quer do LinkedIn faz a plataforma muito mais divertida de ser utilizada.

2. Conheça melhor seu público

Quando você tenta agradar todo mundo, acaba não se conectando com ninguém. Tenha em mente para quem você está escrevendo. Posteriormente, se questione quais são seus desafios e como você pode ajudar a resolver seus problemas.

3. Encontre seu nicho

Depois que você definir claramente seu nicho, foque nele. “Meu maior erro quando comecei a publicar no LinkedIn foi escrever sem nenhum público específico em mente,” lembra.

4. Construa conexões de qualidade

O tamanho do seu network não importa tanto quanto a qualidade de suas conexões. O LinkedIn tem um algoritmo de pesquisa eficiente que permite que seus usuários encontrem contatos relevantes. Procure esses profissionais, se conecte com eles e os envolva. Seus posts terão cliques, views, curtidas e compartilhamentos mais orgânicos.
Virginia explica sua abordagem. “Eu digitei ‘freelancer’ na caixa de pesquisa e encontrei profissionais dentro da minha rede. Depois, refinei minha pesquisa por país para encontrar apenas aqueles que estavam nas Filipinas. Em seguida, selecionei conexões de segundo e terceiro grau. Essa busca me ofereceu cerca de 35.000 contatos. Eu mandei mensagens personalizadas a eles com meus pedidos de conexão e comecei meu trabalho.”

5. Alcance influencers cruciais na indústria na qual está focado

Se você é novo na indústria em que decidiu focar, a maneira mais fácil de gerar consciência e interesse da sua marca é estabelecer parcerias com pessoas influentes e relevantes. Participe de eventos onde você poderá ter a chance de conhecê-las e, quando o fizer, conte um pouco de sua história. E, obviamente, se lembre de fazer a conexão com eles depois no LinkedIn.

6. Conecte o marketing offline com suas estratégias do LinkedIn

Tire proveito dos seus eventos offlines e faça promoções para encorajar seu público-alvo a se conectar com você e conferir seus artigos no LinkedIn. Não faça apenas autopromoção. Construa uma marca ao agregar valor para o seu público.

7. Crie um conteúdo útil e original

Contribua para o seu conteúdo por meio de pesquisas, confira os fatos com múltiplas fontes e ofereça novas ideias. “Eu, pessoalmente, prefiro publicar artigos longos no LinkedIn, pois eles permitem que eu ofereça mais visão de mercado,” afirma Virginia.

8. Reforce sua marca em outra mídia

Publique novamente seu conteúdo em outras plataformas. Essa é uma boa maneira de aumentar a consciência sobre a sua marca e de ajudar outras pessoas a reconhecê-la. “Eu consigo muitos pedidos de conexão de pessoas que leram meus artigos nessas plataformas”, conta Virginia.

9. Seja social

Envolva-se com pessoas que reservam um tempo para comentar e compartilhar seus posts. “Eu vi usuários do LinkedIn com vários seguidores que não se envolvem com as interações de suas páginas e postagens”, diz a especialista. Estamos falando de redes sociais. Elas têm este nome por um motivo. Não é educado começar uma conversa e parar de fazer a sua parte.

Reflita, ainda, antes de curtir, comentar ou compartilhar. Cada atitude que você toma no LinkedIn contribui para sua marca de uma forma geral.

Fonte: Forbes Brasil